Projetos sociais

Bem-vindo à página de Projetos do Santuário Nossa Senhora de Fátima! Aqui você encontrará informações e detalhes sobre os diversos projetos sociais que desenvolvemos com amor e dedicação em nossa comunidade.

Acreditamos que é nosso dever cristão estender a mão ao próximo e promover a justiça, a solidariedade e a dignidade humana. Por meio desses projetos, buscamos fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo apoio, assistência e oportunidades de transformação.

Convidamos você a conhecer os projetos sociais em que estamos engajados e a se juntar a nós nessa missão de amor e serviço ao próximo. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e acolhedor!

Camada 868.png
Camada 869.png

AMIGOS EM CRISTO

A Pastoral Amigos em Cristo do Santuário Nossa Senhora de Fátima tem como objetivo dedicar esforços para ajudar e cuidar das pessoas em situação de rua, proporcionando refeições, agasalhos e cobertores para trazer conforto e dignidade a esses irmãos e irmãs que tanto precisam.

Nossa pastoral é movida pelo amor cristão e pela compaixão pelos mais vulneráveis em nossa sociedade. Com o compromisso de levar esperança e apoio prático, nos empenhamos na elaboração e entrega de refeições, vestimentas, agasalhos e cobertores, suprindo necessidades básicas e mostrando a essas pessoas que não estão sozinhas.

Cada refeição preparada com carinho e cada cobertor entregue são gestos de solidariedade que fazem a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios diários nas ruas. Além disso, buscamos estabelecer um contato humano, ouvir suas histórias e oferecer um momento de acolhimento e respeito.

PROJETO GESTANTE CIDADÃ (PROMOÇÃO DA SAÚDE MATERNA, INFANTIL E CONCESSÃO DO KIT ENXOVAL)

Há mais de 20 anos, o Santuário Nossa Senhora de Fátima desenvolve o Projeto Gestante Cidadã com o objetivo de promover a saúde materna e infantil. São mais de 120 gestantes atendidas, anualmente, com informações sobre saúde materna e infantil.

São realizadas oficinas sobre os cuidados com o bebê, amamentação, mitos e verdades sobre o parto, fatores emocionais na gestação, cuidados com a dentição do bebê, além de oficinas sobre os direitos da gestante.

As participantes e seus familiares recebem também o Kit Enxoval, produzido pelas voluntárias da paróquia.

WHATSAPP.png
AdobeStock_336622488.jpeg

OFICINA DE CONFECÇÃO DE TERÇOS

Nossa Oficina de Terços é um espaço acolhedor e inspirador, onde os participantes têm a oportunidade de aprender a confeccionar terços com amor e devoção.

Cada encontro é uma oportunidade para os participantes se conectarem com sua fé e expressarem sua devoção à Virgem Maria. Também, se torna uma atividade terapêutica para os participantes, além de um momento fraterno e de convivência.

1GFcj149i9093YrGtJF2.jpeg

VIDA NOVA SEM DROGAS:

Projeto fundado pelo Pároco, Pe. Fernando Lopes, junto com alguns voluntários Santuário Nossa Senhora de Fátima em ocasião da vinda do Papa Francisco ao RJ na Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2013. O Projeto ajuda os jovens dependentes químicos a deixarem o vício das drogas, juntamente com o acompanhamento das suas respectivas famílias.

Os encontros acontecem toda terça-feira de 18H30 às 20h30 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

B68j7Jb4H7227alIzlzE.jpeg
b6i9h91F30AjhZcXHgDr.jpg

BAZAR BENEFICENTE DE FÁTIMA

O Bazar Beneficente de Fátima é uma iniciativa que tem como objetivo arrecadar fundos para apoiar projetos sociais promovidos pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima. Com a generosidade e contribuição de muitas pessoas, podemos fazer a diferença na vida de tantos em nossa comunidade. O Bazar recebe doações de produtos de qualidade, que são cuidadosamente selecionados e colocados à venda. Além de adquirir itens especiais, você estará contribuindo diretamente para a realização de ações solidárias e transformadoras.

O bazar acontece sempre na primeira terça e quarta-feira do mês, de 08h às 16h no Salão Paroquial.

SER PARTE DO FUTURO

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, que adota o lema "Maria, Educadora para a Paz", lançou um projeto inspirador voltado para jovens adolescentes chamado "Ser Parte-Cidadãos do Futuro".

Este projeto já está em andamento com a participação de 40 jovens de 14 a 18 anos, focando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e preparação para o mercado de trabalho.

O programa, que tem duração de um ano, capacita os adolescentes com as habilidades necessárias para seu primeiro emprego, beneficiando-se da colaboração de empresas parceiras do projeto.

WhatsApp Image 2024-05-03 at s.jpeg