top of page

Novena e Festividades de Nossa Senhora de Fátima:Tradição e Fé no Coração de Belo Horizonte

Mais de 5 mil fieis são esperados para as festividades do único Santuário de Minas Gerais dedicado à Nossa Senhora de Fátima.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, situado na região central da capital mineira, se prepara para a celebração da Novena e das festividades em honra de sua Padroeira. Este evento, de cunho espiritual e cultural, ocorrerá de 4 a 13 de maio de 2024, representando a primeira celebração, após a elevação da Igreja a Santuário, que aconteceu em outubro do último ano.

Localizado na praça Carlos Chagas no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, este Santuário é um marco de fé que acolheu sua primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima diretamente de Portugal em 1953, simbolizando uma ligação permanente com as origens da devoção mariana em Fátima, Portugal. É também o único dedicado à Nossa Senhora de Fátima em todo estado de Minas Gerais, o que reforça sua imponência para todos os devotos mineiros da Senhora do Rosário.

Celebrando a devoção à Nossa Senhora de Fátima, uma das manifestações mais queridas pelos fiéis brasileiros, o Santuário espera mais de 5 mil pessoas para este evento que promove a fé e a unidade da comunidade.

A Novena, que ocorrerá de 04 a 12 de maio, prepara os corações dos fiéis para a grande festa de Nossa Senhora de Fátima, destacando-se na programação as missas diárias presididas por sacerdotes convidados da Arquidiocese de BH, orações do Terço e quermesse. O encerramento no dia 13 contará com uma série de missas às 7h, 10h, 12h, 16h e a Solene Missa de encerramento às 19h, que será presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Logo após, haverá procissão luminosa em torno da Praça Carlos Chagas, apresentação folclórica e Coroação de Nossa Senhora de Fátima pela Colônia Luso Brasileira.

O Reitor do Santuário, padre Fernando Lopes, destaca o significado deste evento: "Além do crescimento espiritual, a festa ajuda os paroquianos, já antigos e os novos, devotos e peregrinos, a conhecer a história de nosso Santuário e da nossa Padroeira, fortalecendo assim a identidade cristã de cada pessoa. A história da maioria dos santuários marianos testemunha o carinho especial de Maria pelos pequenos e insignificantes deste mundo. O tema da festa este ano, 'Maria, nossa mãe educadora que nos ensina a promover a paz' representa a senhora que nos ensina a cultivar e promover a paz entre todos, sem distinção.", afirma.

Novena e Festa em honra à Nossa Senhora de Fátima

Data: de 04 a 13 de maio Local: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima

Praça Carlos Chagas, 33 - Santo Agostinho - BH

Commenting has been turned off.